A leitura no Brasil
A leitura no Brasil: como anda?
O Dia do Leitor é comemorado no Brasil em 7 de janeiro. Os dados de 2016 revelam que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. O baixo índice de leitura é uma de nossas mazelas históricas e aponta para o empobrecimento dos debates brasileiros. Por óbvio, o repertório amplo de leituras contribui para o amadurecimento do espírito crítico do cidadão. O que é a realidade senão a leitura que fazemos dela?
Conforme a pesquisa, entre as principais motivações que impulsionam os leitores brasileiros estão: o gosto pela leitura (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%) e atualização profissional ou exigência do trabalho (7%). Todas essas motivações integram o papel civilizador da leitura. Já a primeira razão apresentada pelos leitores como obstáculo para o aumento da leitura é a falta de tempo (43%).
De fato, ler não é tão simples. Ler não é uma atividade passiva, estática, e sim dinâmica. Do mesmo modo que uma biblioteca não é um depósito silencioso de livros. Na leitura há o cruzamento de dois mundos e a possibilidade de se perceber as coisas através de outro ponto de vista. Um livro é um mundo: o mundo de leituras de seu autor dialogando com o mundo do leitor. Por isso, a leitura nunca será igual para dois leitores. Este processo é, sobretudo, civilizador. Como afirmou Mario Vargas Llosa ao receber o prêmio Nobel de Literatura em 2010: 'um mundo sem literatura se transformaria num mundo sem desejos, sem ideais, um mundo de autômatos privados daquilo que torna humano um ser humano: a capacidade de sair de si mesmo e de se transformar em outro, em outros, modelados pela argila dos nossos sonhos'.”
Com base nos textos de apoio, escreva um texto dissertativo, de 20 a 30 linhas, com o tema: A importância da leitura para o aprimoramento pessoal e profissional.”
Comentário...
Antes de colocar um exemplo de redação nota 1000 para ESA/EsIE, gostaria de comentar pontos importantes para qualquer redação desse tipo de texto(dissertação).
Como vimos, a proposta dissertativa da ESA/EsIE apresentava o seguinte tema: “A importância da leitura para o aprimoramento pessoal e profissional.”. Essa afirmação convida a uma reflexão, convida a pensar por escrito, a desenvolver uma série de ideias. Mas não basta você desenvolver o tema; a prova fornece um ponto de partida, algumas informações que você pode e deve utilizar no seu texto - estamos falando dos textos de apoio (Texto 1 e Texto 2). É ele que tem a função de DELIMITAR o tema, de DIRIGI-LO, de ESPECIFICÁ-LO.
- Para que serve os textos de apoio?
Os textos de apoio são recursos fundamentais para a elaboração de uma redação dissertativa. Eles fornecem informações, exemplos e argumentos que podem e devem ser utilizados para sustentar a tese defendida pelo autor. Além disso, os textos de apoio também ajudam a contextualizar o tema, apresentando diferentes perspectivas e opiniões sobre o assunto em questão. Dessa forma, eles podem e devem ser usados para enriquecer o conteúdo da redação e garantir uma argumentação mais consistente e embasada. Vale ressaltar que é importante ler atentamente os textos de apoio e utilizá-los de forma crítica e reflexiva, selecionando as informações mais relevantes e compatíveis com a tese defendida.
- Ainda sobre os textos de apoio, viu como é importante?!
Ao realizar uma prova de redação, é importante que o candidato entenda a função dos textos de apoio que são fornecidos. Esses textos têm como objetivo fornecer informações relevantes e delimitar o tema a ser exatamente na redação. Eles são um ponto de partida, que podem e devem ser utilizados para enriquecer o texto e fundamentar os argumentos apresentados.
Ao analisar os textos de apoio, o candidato deve estar atento para identificar as informações mais relevantes e utilizá-las para sustentar seus argumentos. É importante também compreender a perspectiva dos autores dos textos de apoio e, se necessário, questioná-las ou apresentar contrapontos.
Dessa forma, o texto de apoio não deve ser visto como uma limitação ou uma imposição ao tema a ser desenvolvido, mas sim como uma ferramenta útil para direcionar o texto e fornecer argumentos sólidos. É fundamental que o candidato utilize essas informações de forma crítica e criativa, demonstrando seu domínio sobre o assunto proposto e sua capacidade de elaborar um texto coerente e bem fundamentado.
- As diferenças entre a dissertação e a dissertação argumentativa.
A dissertação é um tipo textual que tem como objetivo apresentar e orgumentar um tema, problema ou questão de forma objetiva e clara, baseando-se em informações e argumentos consistentes e organizados de maneira lógica e coerente. Já a dissertação argumentativa, como o próprio nome sugere, tem como objetivo expor e defender um ponto de vista ou tese sobre o tema em questão, utilizando-se de argumentos convincentes e comprovativos que sustentam a posição do autor.
Dessa forma, a principal diferença entre a dissertação e a dissertação argumentativa é que a primeira tem como objetivo apenas expor informações e análises sobre um tema, enquanto a segunda tem como objetivo convencer o leitor a adotar uma posição específica diante do tema exatamente. Na dissertação argumentativa, portanto, é fundamental que o autor apresente argumentos que sustentem sua posição e refutem possíveis objeções ou pontos de vista contrários.
Vamos ao exemplo:
Exemplo 1
A leitura é uma prática fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo. Ela proporciona benefícios diversos, como o enriquecimento do integrador, a extensão do conhecimento, o aprimoramento da escrita, o desenvolvimento do senso crítico e a melhoria da comunicação interpessoal.
No entanto, segundo dados apresentados no texto 2, o brasileiro lê em média apenas 2,43 livros por ano. Esse baixo índice de leitura é preocupante, pois revela uma falta de interesse e de estímulo à prática da leitura. É importante destacar que, além de ser um hábito prazeroso, a leitura pode contribuir para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo.
No ambiente de trabalho, por exemplo, a leitura é uma ferramenta importante para o aprimoramento profissional. Por meio da leitura, o indivíduo pode adquirir conhecimentos específicos de sua área de atuação, estar atualizado sobre as novidades do mercado e aprimorado quanto às habilidades necessárias para o desempenho de suas funções.
Além disso, a leitura pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades como a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, características valorizadas pelas empresas nos dias de hoje.
No âmbito pessoal, a leitura é uma prática que pode contribuir para a extensão do conhecimento e do senso crítico. Através da leitura, o indivíduo pode ter acesso a diferentes culturas, épocas e realidades, ampliando sua visão de mundo e tornando-o mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia.
Por isso, é importante incentivar o hábito da leitura desde a infância e ao longo de toda a vida. É necessário que a sociedade reconheça a importância da leitura como ferramenta de aprimoramento pessoal e profissional, e que sejam criadas políticas públicas que incentivem a prática da leitura em todos os níveis de ensino e em todas as esferas da sociedade.
Em resumo, a leitura é um hábito fundamental para o aprimoramento pessoal e profissional do indivíduo. É necessário incentivar e incentivar essa prática, para que mais pessoas possam desfrutar dos benefícios que a leitura pode proporcionar.
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